quinta-feira, 10 de junho de 2010

Etapas de um 3D

Acho que a maioria das pessoas nem imagina como é a criação de um personagem 3D. Por isso eu resolvi falar um pouquinho de como isso funciona, mas esse post não é um tutorial! Resumi todo o processo em 5 etapas simples e básicas e num posso esquecer de mencionar que Ulisses - meu namorado - teve uma participação enorme nesse post, sendo que foi ele que fez toda a modelagem. Então aqui vai:

1. Concept Art
Antes de começar, você vai precisar do mais importante que é: o personagem! Rabisque bastante até ele ficar da maneira que você quer. Quando estiver decidido, desenhe o personagem em ângulos variados - sempre na mesma posição e proporção -, isso ajudará e muito na modelagem.


2. Primeiras formas
Sobre o desenho (ou blueprint), inicia-se a modelagem a partir de uma polígono de poucas faces, como um cubo, essa técnica é chamada de low-poly e existem outras, mas considero que essa dá um resultado mais simétrico. A partir da forma básica são adicionados mais pontos e é feito extrusão em algumas partes para criar a forma do personagem.

 

3. Finalização da Modelagem
Após o passo anterior, o personagem já está com a forma desejada, contudo ele possui poucas arestas, o que deixa ele com muitas quinas, para aumentar o número de arestas é aplicado um modificador até ele ficar mais suave, vale lembrar que quanto mais arestas, mais pesado é o arquivo. Depois outro modificador é aplicado para deixar as arestas curvas, eliminando as quinas de vez!


4. Aplicação de Materiais
Mesmo com a forma pronta, ainda faltam a cor, material e textura do personagem. Essa etapa faz toda a diferença na aparência do personagem, quanto mais realista, mais texturas e materiais são necessários até chegar no nível desejado. É aqui também que são adicionados os pêlos e outro detalhes. Existe outra técnica que é muito utilizada em games, chamada de mapeamento UV, consiste em revestir a modelagem com uma imagem feita em um programa de edição - como o Photoshop-, isso pode deixar o modelo muito mais leve, pois os olhos, nariz e boca, por exemplo, podem ser desenhados e não necessitam de ser modelados. Meu personagem é bastante simples então apenas adicionamos cor e alguma textura a ele.


5. Renderização
Nessa etapa tudo é preparado para a renderização, que é como o desenho vai ficar de verdade, a renderização vai render uma imagem. É aqui que se tem os cuidados com a iluminação, posição e estilo de câmera e com o fundo. Os detalhes devem ser observados pois a qualidade da renderização pode mudar muito dependendo da iluminação ou da câmera. Com tudo decidido, só falta escolher a qualidade e tamanho da imagem final e clicar em renderizar!


Então é basicamente isso, vale lembrar que não funciona assim pra todo mundo, existem muitas outras técnicas e processos, fora que algumas coisas podem não ser feitas nessa ordem. Espero que tenham gostado!

5 comentários:

  1. simplismente demaissss ^^
    um post informativo mto util sme deixar de lado seu trabalho lol
    junção do util ao agradavel lol
    esse vai bombar

    ResponderExcluir
  2. que programa eh esse. tbm quero^^ [2]

    eu queria fazer um mascote pro meu blog nesse estilo, sempre quis.

    Ficou massa, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. o nome do programa eh BLENDER eu uso ele des d que tinha 10 anos de idade j sei bastante coisa

    ResponderExcluir