sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Interatividade e Imersão na Nintendo

Nas últimos meses estivemos (eu e meu grupo) trabalhando num mega-projeto sobre a imersão e a interatividade no universo dos consoles da nintendo. O grupo era: Bárbara Fonseca (eu), Daniel Dutra, Karine Nelly, Willi Piske Jr - visite os portfólios clicando no nome.

Foi um trabalho bem cansativo, onde fizemos uma pesquisa pesada sobre o que é e como funciona a imersão e a interatividade , fizemos testes com pessoas jogando e por fim uma apresentação em flash que era um jogo, um vídeo com o resultado dos teste e um relatório.  Claro, que cada integrante ficou incumbido de fazer uma parte do trabalho: Daniel fez a pesquisa pesada sobre os conceitos e produziu o vídeo, Willi fez a apresentação em flash, Karine produziu a maior parte dos textos e eu cuidei da parte gráfica do relatório e também escrevi um pouquinho.

Hoje, estou trazendo o relatório que fiz baseado no jogo New Super Mario Wii, para o console Nintendo Wii, da Nintendo.



Eu vô tentar trazer a apresentação também, mas vai ficar para a próxima. C ya!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exposição de Trabalhos

Semana retrasada eu participei do II Seminário Nacional de Ilustração e Design Editorial, uma semana de seminários sobre design e ilustração, foi bem interessante por sinal, e durante duas semanas ocorreu uma exposição na Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes com trabalhos dos convidados e palestrantes, mas abriram um espacinho para os trabalhos de alguns alunos selecionados. E a grande novidade é que meus trabalhos foram expostos! Bom, não foi algo muito grande, e foram apenas dois trabalhos, mas mesmo assim fiquei bastante feliz. A exposição acabou semana passada e alguns amigos foram conferir:




Haviam mais fotos, contudo a qualidade estava meio ruim e achei melhor não pôr. Mas mesmo assim obrigada a todos que me deram apoio para expor e que foram lá conferir.

As ilustrações expostas foram as Nem tudo é o que parece e É dando que se recebe. Que vocês podem conferir pelo link.

Por hoje é só. C ya!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cartão de Halloween

Como estou um pouco sumida, hoje eu trouxe um trabalhinho que fiz no estágio. Trata-se de um cartão para Halloween que seria enviado para os clientes americanos da empresa de granito Click Granite. Bem legal, heim?

Comecei pela criação do mascote que é o camaleãozinho que vocês podem ver na imagem. Criei um cenário de halloween para uma ilustração e por fim o cartãozinho, a empresa é de granito, por isso optei por um fundo de granito, mas utilizei um que tinha uma coloração com cara de halloween. A pintura combina vector e photoshop, e o resultado pode ser visto abaixo:


Espero que tenham gostado. C ya!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Coruja

Eu e Ulisses trabalhamos juntos para gerar essa ilustração, ele fez o desenho e eu finalizei. O desafio foi fazer tudo: sombras, luz, brilhos e etc apenas em vector. O resultado foi muito bom e descobri que o vector pode dar muito mais possibilidades que eu imaginava. 


Espero que tenham gostado. C ya!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

É Dando Que Se Recebe

Tô meio sumida por aqui porque estou estagiando (ehhh!) e apesar de meu tempo para ilustrar ter diminuído drasticamente, vou tentar aparecer, sempre que der, com novidades e hoje eu trago mais uma peça para a coleção Ditados Populares com Toy Art (apesar de num ser beeem um Toy Art).
É como sempre dizem: É dando que se recebe.


Vejo vocês em breve. C ya!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pattern Toy Art

Fiz há um tempinho e acabei esquecendo de postar, mas tá ai dois patterns que fiz com Toy Art.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Portfolio

Preparei esse portfolio com alguns dos meus trabalhos preferidos. Você podem conferir abaixo:



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Casamento - Ilustrações para vídeo

O meu último trabalho para o casamento foi fazer algumas ilustrações que passariam no vídeo com as fotos do casal. Utilizei as ilustrações do convite, porque a letra da música - O diário do Babado Novo - era a explicação para cada desenho. As imagens podem ser vistas abaixo:

 


E de bônus uma ilustração que eu fiz para serigrafar as sacolas de tecido que conteriam o kit-festa, mas infelizmente não foram utilizadas e acabei não usando o desenho.


 

Acabaram os posts sobre os trabalhos para o casamento, espero que tenham gostados dos meus trabalhinhos e semana que vem estou de volta com novos posts. Vejo vocês. C ya!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Casamento - Lembrancinha dos Padrinhos

Como prometido, estou de volta com mais sobre o casamento. Hoje eu trouxe as lembrancinhas dos padrinhos e madrinhas. As madrinhas ganharam um chinelo decorado e os padrinhos um pen-drive. Optei em usar um tema musical para as ilustrações, principalmente porque as havaianas poderiam ser usadas na pista de dança da festa e o pen-drive muitas vezes é utilizado para ouvir músicas no carro. Abaixo a ilustração e a estampa do chinelo:

  

Os objetos prontos ficaram assim:


Amanhã é o último post da semana. Até lá. C ya!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Casamento - Lembrança

Os convidados receberam uma caneca de alumínio como lembrancinha, e para a mesma criei uma ilustração em duas cores dos noivos comemorando. A tipo estampagem foi a serigrafia. Abaixo as imagens:





Até amanhã. C ya!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Casamento - Convite

Apesar de simples, o convite me consumiu profundamente. A criação foi bastante demorada, apesar de ter tido muitas ideias todas acabaram se tornando inviáveis, seja na construção ou no valor, de fato, a falta de experiência na produção deste tipo de impresso foi o grande empecilho. Mas, de qualquer forma, quando a ideia definitiva surgiu acabou sendo bem rápido.

Acabei caminhando para o mais simples, apesar de fugir do tradicional, também abusei das ilustrações para criar uma sutil história, que pode ser percebida pelas pessoas que são mais próximas dos noivos. As primeiras imagens trazem momentos importantes na vida dos noivos e a segunda página traz a ilustração do momento esperado.



O papel escolhido foi papel especial pérola para o convite e papel telado preto para o envelope, ambos da canson. Por falar em envelope, ele foi todo feito artesanalmente. Abaixo a foto:


Amanhã tem mais. C ya!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casamento - Desenvolvimento de Personagens

Estive trabalhando em ilustrações, lembrancinhas, convite e etc, ou seja um espécie de identidade visual, para um casamento nos últimos meses. Foi um trabalho longo e um pouco cansativo, mas muito divertido. Os noivos me deram liberdade para trabalhar, apenas queriam passar uma imagem bem jovem e moderna, desapegada do tradicional, não apenas graficamente, mas até as lembrançinhas deveriam trazer esta característica. Como fiz várias coisas para este casamento vou trazer posts todos os dias desta semana para mostrar meu trabalhinho!

 A primeira coisa que decidi foi fazer personagens que representariam os noivos e que apareceriam em tudo que envolvesse o casamento. Foi ai que comecei a rabiscar e são as primeiras ilustrações que trago hoje. Os desenhos surgiram naturalmente, dei as características dos noivos aos personagem sem fazer uma caricatura propriamente dita, eu diria que é mais um cartoon. Os desenhos foram evoluindo aos poucos e as etapas estão ai:




E a ilustração definitiva ficou assim:



Espero que tenham gostado. Amanhã volto com mais. C ya!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Estampando

Hoje eu trouxe um trabalhinho que fiz há algum tempo, é uma estampa para uma camisa. O pedido foi fazer uma estampa para um grupo de pessoas que faz trabalhos manuais para a igreja com o tema: "Barco a vela solto no mar, vou aonde o vento do Senhor me levar." Depois de pensar um pouco, resolvi juntar o tema de barco com o tipo de trabalho que eles fazer, que por muitas vezes é o recorte, deste modo, acabou saindo isto aqui:


E a camisa pronta:



Todos gostaram da estampa, acho que consegui atingir o objetivo. O fato de eu ter feito a matéria de serigrafia há alguns semestres atrás ajudou muito, conhecer os processos de impressão, tintas e materiais é muito válido, por isto eu recomendo a quem tiver interesse nesta área a procurar um curso ou algo do tipo, até porque além de interessante é muito divertido também. Por hoje é isto. C ya!


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ilustração feita com pontos

Achei estes desenhos junto com alguns outros trabalhos antigos, como estou com poucas coisas prontas pra postar, resolvi trazê-los. Ilustrar com pontos não era algo que eu tinha tentado, mas eu gostei do resultado e foi bem mais fácil do que imaginei. O estilo é um pouco mais realista do que o meu estilo normal, mas vejam vocês mesmos:




É só isso. Volto em breve. C ya!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Trabalhinhos...

Como eu havia dito algumas vezes, nas férias eu fiz alguns trabalhos para ajudar na igreja, e um desses trabalhos foi esta lembrancinha:



Optei por uma ilustração bastante infantil para dar leveza ao tema e também para se tornar um objeto decorativo, por isso ela possui ímã atrás e pode ser afixada em murais, geladeiras e etc. Aqui está um exemplo dela prontinha e montada:




Por hoje é só. Obrigada à todos. Vejo vocês em breve. C ya!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Livros, Livretos e Impressos

Hoje eu tenho duas coisas para comentar (ou três?), a primeira é que minha amiga havia me mostrado este site chamado "Issuu" - http://www.issuu.com - há algum tempo atrás e eu achei demais, nele dá pra postar livros, livretos e outros impressos - em formato pdf -. E o arquivo fica mais ou menos assim: 


Mas agora indo para o assunto principal, o livro que usei de exemplo para mostrar o site, foi feito por mim durante o 4º período. O trabalho era fazer um livreto que trouxesse tipografia como imagem, por isso eu trabalhei com a tipografia tanto no texto - que forma imagens - quanto na imagem, utilizando texturas, estampas e sombreado.

O livro em si fala das 5 palavras mais importantes na infância. Coletei trechos de livros sobre educação infantil com informações interessantes sobre cada palavra e produzi imagens inspiradas em scrapbook para ilustrá-lo. O legal é que consegui as fotografias com meus amigos, que me enviaram suas fotos de quando eram crianças.

Aproveitando o assunto, período passado, um trabalho - o qual já comentei muito aqui no blog - gerou este relatório, super legal:


Feito em grupo por: Bárbara Fonseca (eu), Karine Nelly, Murilo Ravani e Willi Piske Jr. O tema do trabalho era a evolução das revistas no Brasil até a revista Veja. Trazendo as maiores e mais importantes publicações brasileiras. Sinceramente, o texto é muito informativo para que tem interesse na área de design gráfico e o projeto gráfico foi todo feito simulando uma publicação da Veja.

Por enquanto é só, espero que tenham gostado da dica. C ya!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Muito trabalho!

As últimas férias foram bem trabalhosas pra mim, eu estava profundamente envolvida nos preparativos do casamento da minha irmã e ajudando em algumas coisas na igreja, mas mesmo com bastante serviço todo o trabalho foi muito gratificante. Por isso o desenho abaixo  ilustra muito bem como eu estava me sentindo:



Vejo vocês em breve. C ya!

Toad também tem dias difíceis...

Pois é, de vez em quando Toad também tem que salvar sua namorada.


A ideia do desenho foi do meu namorado, créditos para ele. Esse desenho também estava esquecido no meu pc, quando achei resolvi postar. Bom, é só isso. C ya!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Meu lado otaku!

Vasculhando meu pc achei este desenho - que na verdade é uma página aleatória de mangá - que fiz já faz bastante tempo. Foi feito para uma estampa e na verdade não tem história nem enredo, é só uma página solta, apesar disso me lembrou da época que eu era viciada em animes/mangás, não que eu tenha conseguido abandonar totalmente, eu ainda compro mangás, só que minha mesada sobra mais no fim do mês. Eu devo muito a esse período da minha vida, já que foi nele que comecei a pegar pesado no desenho e antigamente eu só desenhava assim:


Apesar de não treinar muito mais meu traço mangá, eu adoro ver meus desenhos antigos e tenho pastas e mais pastas deles, então talvez eu poste um desenhos antigos por aqui. Por enquanto é só.

Vejo vocês. C ya!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Caixa de Balas Diferente

Semestre passado na disciplina de projeto IV, o professor pediu para fazermos uma embalagem de produto de supermercado. Demorei a decidir, até que optei pelo cereal, desisti, e decidi fazer uma caixa de bala, mas eu queria muito fazer algo diferente. Com a ajuda com ajuda do meu namorado resolvi fazer um caixa em forma de monstro. Deu muito trabalho, mas no final das contas ficou assim:



As balas vem dentro de uma sacola, no interior da caixa. No topo da cabeça do monstro há uma tampa de onde o saco de balas é retirado, então é só abrir o saco e despejar as balas de volta na caixa-monstro, depois fechar a tampa. Agora a bala pode ser retirada pela boca do monstrinho!

A caixa aberta fica bem assim:


Por agora é só. Vejo vocês em breve. C ya!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Devolta a Ação!

Depois de bastante tempo sem postagens por aqui, estamos de volta com novidades, aproveitei as novas facilidades do blogger para mudar um pouco o blog. Gostei da nova cara e pretendo adotá-la por bastante tempo, mudando apenas as cores e as ilustrações.

Espero retornar com as postagens regulares, esse período de "férias" do blog me rendeu bastante material para as próximas postagens, que retornam na segunda. Só para não esquecer, estou postando aqui embaixo o cabeçalho antigo:


segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Maçã

Como eu havia dito na última postagem, nas últimas semanas eu havia feito um trabalho sobre revistas, então estou postando uma ilustração que fiz para um cartaz que simula a capa de uma revista da década de 20 chamada A Maçã.


E o cartaz:


terça-feira, 22 de junho de 2010

Revista, revista, revista

Nas últimas semanas eu estava fazendo um trabalho (enorme) sobre revista, eu e meu grupo suamos muito pra fazer - mas adoramos o resultado - e por isso fiquei tão sumida por aqui... Como não tive tempo de preparar muita coisa estou postando um dos desenhos que fiz pra revista usando lápis de cor aquarelável e nanquim.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Torcedores

Pois é gente, amanhã tem jogo do Brasil! Vamos começar a torcida!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Etapas de um 3D

Acho que a maioria das pessoas nem imagina como é a criação de um personagem 3D. Por isso eu resolvi falar um pouquinho de como isso funciona, mas esse post não é um tutorial! Resumi todo o processo em 5 etapas simples e básicas e num posso esquecer de mencionar que Ulisses - meu namorado - teve uma participação enorme nesse post, sendo que foi ele que fez toda a modelagem. Então aqui vai:

1. Concept Art
Antes de começar, você vai precisar do mais importante que é: o personagem! Rabisque bastante até ele ficar da maneira que você quer. Quando estiver decidido, desenhe o personagem em ângulos variados - sempre na mesma posição e proporção -, isso ajudará e muito na modelagem.


2. Primeiras formas
Sobre o desenho (ou blueprint), inicia-se a modelagem a partir de uma polígono de poucas faces, como um cubo, essa técnica é chamada de low-poly e existem outras, mas considero que essa dá um resultado mais simétrico. A partir da forma básica são adicionados mais pontos e é feito extrusão em algumas partes para criar a forma do personagem.

 

3. Finalização da Modelagem
Após o passo anterior, o personagem já está com a forma desejada, contudo ele possui poucas arestas, o que deixa ele com muitas quinas, para aumentar o número de arestas é aplicado um modificador até ele ficar mais suave, vale lembrar que quanto mais arestas, mais pesado é o arquivo. Depois outro modificador é aplicado para deixar as arestas curvas, eliminando as quinas de vez!


4. Aplicação de Materiais
Mesmo com a forma pronta, ainda faltam a cor, material e textura do personagem. Essa etapa faz toda a diferença na aparência do personagem, quanto mais realista, mais texturas e materiais são necessários até chegar no nível desejado. É aqui também que são adicionados os pêlos e outro detalhes. Existe outra técnica que é muito utilizada em games, chamada de mapeamento UV, consiste em revestir a modelagem com uma imagem feita em um programa de edição - como o Photoshop-, isso pode deixar o modelo muito mais leve, pois os olhos, nariz e boca, por exemplo, podem ser desenhados e não necessitam de ser modelados. Meu personagem é bastante simples então apenas adicionamos cor e alguma textura a ele.


5. Renderização
Nessa etapa tudo é preparado para a renderização, que é como o desenho vai ficar de verdade, a renderização vai render uma imagem. É aqui que se tem os cuidados com a iluminação, posição e estilo de câmera e com o fundo. Os detalhes devem ser observados pois a qualidade da renderização pode mudar muito dependendo da iluminação ou da câmera. Com tudo decidido, só falta escolher a qualidade e tamanho da imagem final e clicar em renderizar!


Então é basicamente isso, vale lembrar que não funciona assim pra todo mundo, existem muitas outras técnicas e processos, fora que algumas coisas podem não ser feitas nessa ordem. Espero que tenham gostado!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cara Nova

O blog ta de cara nova pra comemorar a Copa do Mundo! Para isso eu fiz um novo cabeçalho e banner e espero que vocês tenham gostado, vô tentar mudar sempre essas áreas do blog pra não ficar enjoativo (confesso que eu estava enjoada), mas estou postando também o cabeçalho antigo só para ele não cair no esquecimento!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Baralho Alice in Wonderland

Agora que terminei de postar os desenhos, ai estão as cartas. Eu acabei mudando algumas cartas por influencia dos argumentos da minha amiga - Ludmila - que por sinal conseguiu acertar a carta e o naipe de cada desenho. Valeu Lud!

Quando eu pensei em fazer esses desenhos eu não sabia que já existia um baralho da Alice, aí quando fui buscar imagens de referência para desenhar, descobri sobre ele e acabei o usando como referência para criar meu baralho, como uma releitura. Agora vocês podem vê-lo: